5 MÉTODOS PARA MONETIZAR SEU BLOG

Hoje vou mostra 5 métodos para você conseguir aumentar seu com ganhos nos seus blog  ou site, esse métodos são usados por todos os blogueiros profissional. As estratégias de divulgação sempre são importantes quando o objectivo é ganhar dinheiro.

E a melhor forma de se ganhar dinheiro na internet a longo prazo é a através de programas de afiliados, com toda a certeza! A pensar nisso, reuni algumas das estratégias que utilizo em meus negócios digitais para desenvolver este artigo e repassar a você diferentes formas de você trabalhar seus programas de afiliados.

 

1.DISPLAY DE AFILIADOS INCRÍVEL

Google Page LayoutA primeira  coisa que tem de pensa antes de criar seu projeto e saber fazer um planejamento do layout. saber organizar um display de banners publicitários é uma das formas mais antigas de publicidade na internet e também uma das que piores resultados gera neste momento.

Existem formas bem mais interessantes de divulgar programas de afiliados (leia o artigo até ao final para perceber)

Quanto maior a contextualização do banner com o conteúdo, maior é a probabilidade de um determinado utilizador clicar nele e se interessar pelo produto que você está indicando. A juntar a isso, é sempre importante que você utilize as melhores posições para dar um maior destaque a esses banners. Logicamente, um banner de 728×90 no topo de um site, tende a render mais do que um banner do mesmo formato no final do site. O mesmo se aplica aos banners de 336×280 e 300×250, que devem ser colocados junto ao conteúdo do seu site, para gerar um maior retorno.

Do lado direito você encontra uma imagem que representa aquilo que o Google considera um bom layout, ou seja, um layout com conteúdo acima da dobra (Above the Fold) e banners contextualizados em posições que não interferem com a leitura desse mesmo conteúdo.

Vantagens do Display de Afiliados: A grande vantagem é que não precisamos fazer rigorosamente nada em termos de performance para que os utilizadores e as comissões sejam geradas. Basta colocar os banners nos locais e esperar que o tráfego do nosso site faça o resto.

Desvantagens do Display de Afiliados: Por norma o CTR é bastante baixo, o que significa poucos cliques nos anúncios e naturalmente poucas conversões. Não existindo um trabalho de relacionamento com o utilizador, para ele entender melhor a proposta ou produto, o volume de conversões tende a ser bastante reduzido em comparação com outros formatos.

2. AUTOMAÇÃO POR EMAIL MARKETING

funil de vendasOutra forma de trabalhar programas de afiliados passa certamente pela automação do processo via email marketing. Isto significa fazer a captação de leads/contactos através de um formulário de captura, e depois montar toda uma sequência de emails que faça esse utilizador querer comprar o produto indicado por você. Naturalmente, você precisará saber construir uma Squeeze Page de captura de emails, e montar um autoresponder através de email marketing, para que a sua máquina trabalhe em piloto automático.

Existem diversas estratégias que você poderá optar nesta situação. Uma simples Squeeze Page para captura de contatos. Utilizar o registro obrigatório no seu site e com a base de utilizadores registrados programar as suas campanhas, ou então outros formatos diversificados, como o registro via Facebook, Mobile Apps com registro obrigatório, etc. Existem muitas formas de você construir um banco de dados de utilizadores para depois se comunicar com ele via email marketing. Basta ser criativo.

Vantagens da Automação por Email Marketing: Você tem a vantagem que todo o processo trabalha em piloto automático. Você só precisa de conseguir capturar leads e contatos para a sua página, que depois o processo de automação trata de disparar automaticamente a sua sequência de emails (Não sabe com programar autoresponders?) até realizar a venda. Isso liberta muito tempo para você se concentrar naquilo que sabe fazer melhor: gerar tráfego e produzir conteúdos.

Desvantagens da Automação por Email Marketing: Você precisa saber construir Squeeze Pages para captura de contatos e programar um Autoresponder para enviar as suas campanhas automaticamente para os seus utilizadores. Você precisará também entender o que é um Funil de Vendas e como programar um funil desse tipo para gerar a maior conversão possível com as suas campanhas de email.

3. TEXT-LINKS E CONTEXTUALIZAÇÃO

linksOutra forma bacana de você rentabilizar seus projetos com programas de afiliados passa pela utilização de text-links (links de texto) e contextualização. Imagine um determinado tipo de conteúdo, em que você faz a contextualização do conteúdo com o produto. Isso gera um impacto muito grande junto dos seus utilizadores, o que acaba por gerar uma maior conversão. Imagine que você monta uma lista de dicas e recomendações para os seus leitores, e em cada uma dessas dicas, você coloca um link de texto para uma ferramenta da qual você é afiliado?

Quanto mais você conseguir contextualizar o seu conteúdo com os programas de afiliados com que você trabalha, maiores serão as probabilidades de sucesso e conversão. Não esquecer que links de texto, botões e afins, tratando-se de links de afiliado, devem levar sempre o atributo rel=”nofollow”. O Google não gosta nada de links de afiliado, portanto, proteja-se aplicando um NoFollow nesse tipo de links. (Não sabe o que são links NoFollow?) A conversão mantém-se, mas o seu site não sai penalizado com isso.

Vantagens dos Text-links e Contextualização: Uma das grandes vantagens é que os seus links ficam para toda a vida nos seus sites e blogs. Isto significa que a longo prazo, você estará gerando conversões em piloto automático, para o resto da vida. Desde que os seus artigos continuem recebendo tráfego, você continuará gerando vendas. A contextualização tem também um grande impacto nas vendas de um determinado produto.

Desvantagens dos Text-links e Contextualização: Uma vez mais, você precisará que suas páginas gerem tráfego, para que você consiga gerar vendas. Não existe volta a dar. É possível também que alguns dos seus links de afiliado mudem com o tempo, e você precisará atualizar seus conteúdos para não perder vendas. Recomendo a utilização de um plugin para mascarar e esconder seus links de afiliado. Veja esse aqui.

4. FACEBOOK ADS E GOOGLE ADWORDS

Outra opção bacana para você trabalhar é sem dúvida o PPC (Pay-per-click). Anúncios no Facebook Ads e Google AdWords sempre são uma forma bacana de comprar tráfego para os seus projetos. Você só precisa de estar atento quanto às regras desses programas, uma vez que você não pode divulgar links de afiliado diretamente. Isso significa que você tem de rotear o caminho dos utilizadores, levando-os para uma página de conteúdo do seu site, uma squeeze page ou uma landing page, e depois converter esses utilizadores em dinheiro.

Tenha especial atento às políticas de utilização de ambas as plataformas de anúncios, para não ficar com a sua conta bloqueada. Se isso acontecer, não tem volta a dar. Desenvolva uma Landing Page onde você fala sobre o produto, explica as vantagens de desvantagens dele, coloca conteúdo relevante ao assunto, textos, vídeos, etc. Você também poderá promover por exemplo uma Isca Digital, ou seja, oferecer algo em troca da subscrição por email. Oferecer um Ebook é sempre uma forma bacana de você atrair as atenções e dessa forma comunicar com seus utilizadores por email, gerando a venda mais tarde, aplicando o ponto 3 deste artigo.

Vantagens do Facebook Ads e Google AdWords: Por um preço muito baixo, você consegue impactar milhares de pessoas. Você pode anunciar para qualquer lugar do mundo, atingir milhares de pessoas e pagar somente por suas conversões. Existem muitas formas bacanas de você explorar esse tipo de mídia e dessa forma gerar conversões para os programas de afiliados com que trabalha. Com uma boa otimização das suas campanhas, você só pagará pelo resultado (CPA) o que acaba por gerar um retorno bem maior.

Desvantagens do Facebook Ads e Google AdWords: A grande desvantagem prende-se com o facto de tanto o Facebook Ads quanto o Google AdWords serem plataformas bastante restritivas, ou seja existem diversos tipos de campanhas e nichos de mercado que estão proibidas de serem anunciadas. Você precisa realmente ler os termos e condições de cada uma das plataformas para perceber o que pode ou não fazer. Outra desvantagem é que as regras de ambas as plataformas estão constantemente a ser alteradas, e o que você pode fazer hoje, é possível que amanhã não possa. Fique atento.

5. REMARKETING COM AFILIADOS

remarketingUma das coisas mais bacanas que se pode fazer com Programas de Afiliados é o remarketing, sem dúvidas. Já imaginou como seria você conseguir publicitar somente para pessoas que passaram no seu site? A sua taxa de conversão seria muito mais alta, certo? O remarketing permite a você fazer isso. No Facebook Ads, por exemplo, você pode criar um público personalizado, instalar a tag de remarketing no seu site e automaticamente o Facebook cria o seu público com base nos utilizadores que são tageados pelo remarketing. Isso permite que você faça campanhas de anúncios somente para esse tipo de utilizadores, o que gera à partida um resultado muito maior. Você não precisará anunciar para utilizadores que desconhece ou que desconhecem o seu site.

No Google AdWords o esquema é precisamente idêntico. Você cria uma tag de remarketing, coloca no <head> do seu site e começa automaticamente a tagear todos os utilizadores que passarem pelo seu site. Depois você pode realizar campanhas exclusivas para esses utilizadores, o que aumenta gradativamente a sua conversão e naturalmente as suas vendas. Em ambas as situações, o ideal é que você tenha um site ou blog, onde tenha conteúdo e tráfego constante. Dessa forma é mais fácil criar um público abrangente e depois tentar vender somente para esses utilizadores.

Vantagens do Remarketing com Afiliados: A grande vantagem é que você só estará impactando utilizadores que já passaram pelo seu site e/ou que à partida têm interesse naquilo que você está fazendo, nos seus conteúdos ou nos produtos que você indica. Mesmo com programas de afiliados, é possível fazer coisas fantásticas com o remarketing e dessa forma explodir suas vendas com uma conversão altíssima.

Desvantagens do Remarketing com Afiliados: No Facebook não existem desvantagens além das citadas no ponto anterior. No Google AdWords existe uma desvantagem extra que é o processo de criação de público para remarketing. É um processo complexo e a grande maioria dos utilizadores sente dificuldades para colocar essa opção para funcionar corretamente. Talvez uns tutoriais sejam necessários nesse caso. Aplicam-se também as regras acima citadas, referentes aos nichos e políticas de cada plataforma.

No Responses

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: